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Introdução ao Marketing Esportivo
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Proposta:
Esse curso online apresenta a visão de um dos maiores executivos de marketing esportivo do Brasil sobre os segredos deste mercado e como aplicar estes conceitos na sua empresa, no seu clube e na sua vida profissional. Conheça os segredos de como analisar o ambiente do mercado, elaborar planos, mensurar resultados de patrocínio, realizar ativação de marca e demais ações esportivas e, sobretudo, tudo o que é preciso para uma gestão eficiente de marketing na sua na sua empresa e em seu clube.
Público Alvo:
Profissionais interessados em marketing, empreendedores, executivos, administradores e funcionários de instituições públicas e privadas ligadas ao esporte, que buscam conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento gerencial para ingressar e assumir uma carreira executiva de sucesso na gestão de marcas. Este curso abordará as ferramentas para desenvolver a capacidade de negociação, articulação e administração dos recursos para atingir alto desempenho como gestor de marketing no seu mercado, no seu clube em sua vida, tomando como referência e trazendo exemplos práticos do marketing esportivo no Brasil e no Exterior.
Objetivos do Curso:
- Supere o desafio de promover mudança na organização como gestor de marketing;
- Potencialize seu pensamento estratégico sobre o ambiente competitivo;
- Repense a cultura e gestão estratégica;
- Desenvolva sua marca e crie mais valor;
- Ganhe insights sobre valor de cliente, hábito e poder de escolha;
- Melhore a satisfação do cliente e lealdade;
- Utilize as oportunidades de plataformas digitais e sociais;
- Aprenda a enfrentar e gerir crises de imagem;
- O potencial das parcerias e patrocínios;
- Insights sobre a criação e planejamento de grandes eventos;
- Avalie estes resultados;
Módulo 1 – Marketing Esportivo: Desafios e Oportunidades
Bloco 1: APRESENTAÇÃO E FATOR FIDELIDADE
- Parabeniza pela compra;
- Apresentação do Avancini: históricos e conquistas (falar de clubes empresas e, principalmente, marcas com as quais ele trabalhou, apresentando alguns números);
- Introduz a indústria do esporte com dados: crescimento, etc.;
- Eventos internacionais - conseqüências e oportunidades destes eventos e do atual momento;
- Conceitua marketing esportivo e apresenta dados sobre este mercado no Brasil;
- Sacada: visão sobre o momento da indústria esportiva brasileira e onde estão as oportunidades;
Bloco 2: ESPORTE E O NEGÓCIO NO BRASIL
- Apresenta as diferenças entre o mundo corporativo do mundo esportivo, no que tange ao marketing e ao funcionamento das organizações;
- Explica sobre o setor esportivo e a cadeia produtiva dos clubes;
- Funcionamento dos clubes (gestão por mandatos);
- Estruturas políticas e de poder dos clubes e analogia com empresas;
- Ciclo vicioso do futebol: busca por resultado x estratégia de médio e longo prazo;
- Sacada: Como conciliar necessidade de resultados imediatos com o implemento de estratégias de longo prazo (tanto para empresas quanto para clubes);
BLOCO 3: A CADEIA PRODUTIVA DO FUTEBOL NO BRASIL E NO MUNDO
- Clube Empresa no Brasil; Mito ou Realidade - o poder de transformar empresas;
- Início do ciclo virtuoso;
- Como criar planejamento estratégico;
- Os 3 pilares do sucesso para gestão esportiva e como usá-los em sua empresa;
- Sacada: Como implementar esta transformação com práticas, estratégias e ferramentas de gestão em um clube e na sua empresa;
Bloco 4: DIRIGENTE COLABORDOR (AMADOR) X DIRIGENTE EXECUTIVO PROFISSIONAL – PARTE I
- O Papel do Gestor de Marketing Esportivo;
- Liderança;
- Gestão de Pessoas;
- Conciliar paixão x profissionalismo e razão (analogia com empresas familiares);
- Sacada: Como ser o responsável pela quebra de paradigmas na organização exercendo liderança e gerindo pessoas: técnicas, estratégias, ferramentas de gestão;
Módulo 2 – Gestão na Prática
Bloco 5: DIRIGENTE COLABORDOR (AMADOR) X DIRIGENTE EXECUTIVO PROFISSIONAL – PARTE II
- Importância do presidente alinhado com os objetivos do clube;
- Ter lucro: Taça no Armário e Faixa no peito (analogia com empresas);
- Orçamento e fluxo de caixa;
- Como criar metas e objetivos;
- Como criar missão;
- Sacada: Como fazer tudo isso: criar metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, conciliando com os interesses imediatos da organização (sua missão) e engajando outros líderes nesse processo;
Bloco 6: OS PILARES DO SUCESSO DA GESTÃO ESPORTIVA
- Ferramentas, técnicas e estratégias de gestão do marketing esportivo para remodelar a sua empresa;
- Quais são estas ferramentas;
- Como usá-las;
- Sacada: Importância da avaliação e cobrança de resultados;
Bloco 7: O AMBIENTE ESPORTIVO X O AMBIENTE CORPORATIVO
- Como avaliar sua marca e posicioná-la;
- Como construir uma marca;
- Defina valores da marca;
- Articule o posicionamento da marca;
- Convencer internamente e externamente;
- Sacada: Como gerir uma marca, criando paixão por ela (analogia entre marcas de clubes e marcas empresariais);
Módulo 3 – Sua Marca E o Mercado
Bloco 8: O CICLO VICIOSO NO FUTEBOL
- Análises do Ambiente Interno e Externo;
- Comunicação Corporativa e Mídia no Esporte;
- Relacionamento com a mídia (comparação entre relação de clubes e empresas com a mídia);
- Sacada: como utilizar a mídia jornalística para criar mídia espontânea, criar valor para marca e identificar aliados, inimigos e outros influenciadores;
Bloco 9: O CIRCULO VIRTUOSO NO FUTEBOL
- Definir o perfil do seu consumidor;
- Analise dados e tenha idéias;
- Descubra os pontos de dor e prazer dos clientes;
- Segmente clientes e crie a jornada de compra;
- Sacada: Como fidelizar clientes;
Bloco 10: A QUEBRA DE PARADIGMAS E A GESTÃO ESTRATÉGICA
- Quais as novas mídias sociais para uso das marcas;
- Possibilidades com o uso delas;
- Impacto das novas mídias - como as mídias sociais estão transformando a indústria;
- Apresentar cases;
- Sacada: Como usar mídias sociais como ferramenta de evangelização;
Bloco 11: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTE NA GESTÃO
- O marketing esportivo na era do atleta celebridade;
- Engajamento com atletas-celebridade;
- Sacada: Como utilizar a imagem de celebridades para criar valor para a sua marca;
Bloco 12: AS ESTRUTURAS FUNCIONAIS E DE PODER NOS CLUBES ESPORTIVOS
- Como interagir com os fãs em momentos de estresse;
- Estratégias para momentos críticos;
- Gerenciando crises;
- Sacada: Como aproveitar momentos de crise para mostrar uma nova postura e criar mais confiança na marca;
Módulo 4 – Busque Resultados
Bloco 13: FONTES DE REICEITAS
- Rentabilização do Produto Esportivo;
- Sacada: Como usar a criatividade para diversificar receitas (ferramentas e cases);
Bloco 14: OS PATROCINADORES E OS INVESTIDORES
- Estratégia de patrocínio;
- O marketing esportivo e patrocínio no mundo digital;
- A importância da ativação;
- Retorno de mídia espontânea e de participação de mercado;
- Sacada: Como valorizar sua marca ao aumentar o valor dos seus contratos de patrocínio;
Bloco 15: A CRIATIVIDADE COM FERRAMENTA DE INCREMENTO DE RECEITAS
- O marketing esportivo na era dos super-eventos;
- Gestão de Arenas Multiuso;
- Planejamento e Gestão de Eventos Esportivos;
Bloco 16: A IMPORTÂNCIA DA MARCA PARA OS CLUBES ESPORTIVOS
- Mensuração de Resultados;
- Análise do impacto da gestão nos resultados dos clubes;
- O modelo ROI – Retorno em exposição de marca;
- O modelo ROI – Retorno em investimento da marca;
- O modelo ROI – Retorno nos objetivos da marca;
Bloco 17: OS ENTRAVES DO FUTEBOL NO BRASIL
- Branding para Clubes de Futebol
- Entraves do Futebol no Brasil
Bloco 18: ENCERRAMENTO E CRÉDITOS FINAIS
- Conclusão e considerações finais;
- Agradecimentos;
- Créditos;
Conteúdo Programático
Marketing Esportivo: Desafios e Oportunidades
# | Nome | Duração |
---|---|---|
1 | Bloco 1 | Apresentação e Fator Fidelidade | 5 min |
2 | Bloco 2 | Esporte e o Negócio no Brasil | 7 min |
3 | Bloco 3 | A Cadeia Produtiva do Futebol no Brasil e no Mundo | 4 min |
4 | Bloco 4 | Dirigente Colaborador (amador) X Dirigente Executivo Profissional | Parte 1 | 5 min |
Gestão na Prática
# | Nome | Duração |
---|---|---|
5 | Bloco 5 | Dirigente Colaborador (amador) X Dirigente Executivo Profissional | Parte 2 | 5 min |
6 | Bloco 6 | Os Pilares do Sucesso da Gestão Esportiva | 4 min |
7 | Bloco 7 | O Ambiente Esportivo X O Ambiente Corporativo | 7 min |
Sua Marca e o Mercado
# | Nome | Duração |
---|---|---|
8 | Bloco 8 | O Ciclo Vicioso no Futebol | 6 min |
9 | Bloco 9 | O Circulo Virtuoso no Futebol | 5 min |
10 | Bloco 10 | A Quebra de Paradigmas e a Gestão Estratégica | 5 min |
11 | Bloco 11 | O Planejamento Estratégico como Ferramenta na Gestão | 5 min |
12 | Bloco 12 | As Estruturas Funcionais e de Poder nos Clubes Esportivos | 3 min |
Busque Resultados
# | Nome | Duração |
---|---|---|
13 | Bloco 13 | Fontes de Receitas | 6 min |
14 | Bloco 14 | Os Patrocinadores e os Investidores | 5 min |
15 | Bloco 15 | A Criatividade com Ferramenta de Incremento de Receitas | 4 min |
16 | Bloco | 16 A Importância da Marca para os Clubes Esportivos | 4 min |
17 | Bloco 17 | Os Entraves do Futebol no Brasil | 4 min |
18 | Bloco 18 | Encerramento e Créditos Finais | 5 min |